REFLUXO – INIMIGO DOS DENTES. 

O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago e em direção à boca. Isso ocorre quando o músculo que deveria impedir a saída de ácido do interior do estômago não funciona de forma adequada, portanto este retorno ácido causa irritação e vários sintomas: azia, regurgitação, dor no peito, tosse seca, rouquidão, pigarro, sensação de “bolo na garganta”, sinusite, otite, e na boca aparecem aftas e o desgaste dentário por erosão.

A EROSÃO acontece principalmente na parte interna dos dentes, onde o ácido permanece mais tempo em contato com eles. O dente vai se desgastando pela erosão ácida, como se eles fossem se corroendo, e com o tempo eles podem ficar finos, transparentes e quebradiços. Este desgaste também pode ocorrer por outros motivos. Muitas vezes o paciente nem sabe que tem o refluxo por não apresentar ou não atentar aos sintomas, porém os sinais de erosão podem ser percebidos pelo dentista. O papel dele é essencial, pois juntos, o paciente e o profissional podem relacionar os sinais e sintomas, fazendo-se necessária a avaliação de um médico gastroenterologista.

Quando a erosão ácida é associada ao hábito de ranger os dentes, eles podem sofrer desgastes mais severos e se tornarem curtos, por estarem com a camada superficial mais frágil, influenciando inclusive na posição da mandíbula e causando um envelhecimento do sorriso. Em casos de erosão, o paciente sofrer de sensibilidade nos dentes já que os ácidos irritam também os tecidos gengivais, causando retrações na gengiva e expondo a parte mais sensível do dente, a raiz, que é ainda mais frágil ao desgaste, mesmo com a simples escovação.

AFTAS também podem ser frequentes e como elas são manifestações dolorosas, o dentista pode ser seu melhor amigo por ajudar na melhora dos sintomas, porém nada adiantaria tratar sinais e sintomas sem eliminar a causa.

A avaliação de um gastro é imprescindível, somente o médico pode dizer qual o tratamento mais indicado para o seu caso, bem como a sua duração e a dosagem correta dos medicamentos. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. A piora do problema pode evoluir para várias complicações, inclusive câncer.

O desgaste por erosão ácida tem tratamento e as o alívio das aftas também pode ser alcançado com orientação do seu dentista.

Conte conosco!

0 0 votos
Classificação do artigo